De acordo com o cenário atual do Brasil, era de se esperar que a compra de espaço publicitário ou o valor total de investimento em mídia fosse menor, comparado ao ano anterior, não é mesmo? Errado!
Segundo pesquisa do Kantar IBOPE Media, a compra de espaço publicitário (baseada na tabela de preços dos veículos, desconsiderando descontos e negociações) no país apresentou números equivalentes aos do ano anterior. O volume total chegou a R$ 60,7 bilhões, com 1% excedente ao registrado no mesmo período do ano passado.
Este montante está acima das expectativas se comparado com a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016, que é de 3,3% de decréscimo, segundo o Banco Central. Explica Rita Romero, diretora executiva no Monitor: “Ainda que os dados não apresentem crescimento, já começamos a notar sinais de retomada, com indícios de uma tendência ascendente no volume de compra de espaço publicitário a partir de março”. Entre outros meios aferidos, a mídia exterior somou R$1,3 bilhões em compra de espaço publicitário no período.
Além dos setores de exibição já monitorados, a Kantar IBOPE Media em conjunto com a Associação Brasileira de Mídia Out Of Home e players do setor, promoveu uma reformulação na estrutura e na organização de suas informações, passando a monitorar os anúncios realizados em edifícios, estabelecimentos comerciais (Academias, Hoteis, Shoppings centers e supermercados) e em transportes (metrô, três e ônibus) em 48 mercados e passam a fazer parte da cobertura de OOH exibidoras representativas do meio, como BRMALLS, Elemídia, Eletromídia e Outernet.